Fonte: Portal HSM
On-line29/08/2008
Em depoimento exclusivo à HSM do Brasil, a vice-presidente sênior para serviços e negócios globais da IBM, Ginni Rometty, relata a visão da empresa sobre pessoas e sobre como trabalhar o conceito de ciclo de vida do capital humano. “O ciclo de vida do capital humano é um conceito que estamos trabalhando na IBM, para que os recursos humanos da empresa sejam administrados conforme a necessidade da economia global. Para explicar o conceito de ciclo de vida, é preciso, antes, falar do contexto atual da IBM: nossos negócios são essencialmente globais, 60% deles estão fora dos EUA e percebemos que, nesses locais, as populações têm habilidades maravilhosas. O negócio do futuro, em nossa visão, vai trabalhar com centros de excelência e não apenas com uma rede que se intercomunica.”A vice-presidente cita como exemplo a Austrália. Hoje, segundo ela, há um centro de excelência nesse país, que concentra todos os call-centers da IBM, o mesmo ocorrendo com a contabilidade da empresa.“Não estruturamos nosso pessoal como um grande grupo de pessoas, mas como centros de excelência. Fará parte do futuro ter as pessoas certas, nos lugares certos, com as habilidades certas. Num mundo no qual a IBM tem 300.000 funcionários – e nos negócios que eu comando são 100.000 pessoas apenas fazendo consultoria e desenvolvimento de aplicativos – você precisa fazer isso em grande escala, disseminando seus conhecimentos pelo mundo. Se essas pessoas estão espalhadas pelo globo, é muito difícil de coordená-las, aproveitar suas habilidades e influenciá-las”, disse Rometty.Dessa maneira, pensando em seus clientes, não importando se eles atuam localmente ou mundialmente, a IBM sempre aplica o conceito de ciclo de vida para a administração global de capital humano, necessitando apenas adaptá-lo ao perfil do negócio desses clientes. “Mesmo uma empresa que só atue em São Paulo, por exemplo, pode preferir adquirir algum serviço ou produto fora do país, pois ela sabe que aqueles que detêm o expertise fazem melhor e, por conta da economia de escala, mais barato.”“Quando eu penso em um ciclo de vida para o capital humano, penso em diferentes fases. As primeiras dizem respeito a como fazer o planejamento do departamento de recursos humanos. É normal planejar, mas, em geral, planeja-se pensando num horizonte de seis a doze meses. Nós planejamos pensando num período de cinco anos. Analisamos as universidades, a economia, as pessoas de cada local, o que elas estão produzindo, a que o ambiente está favorável e, finalmente, mapeamos de onde cada recurso humano virá. Isso precisa ser feito com planejamento de longo prazo, em escala global e por tipo de habilidades, e não apenas pensando naquilo que é necessário naquele momento, como onde conseguir o pessoal. Se sabemos de antemão onde buscar a experiência necessária para cada ação, já fica mais fácil.”
Postado por: Alessandro Souza
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